sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Muito além de um estádio de futebol

O trânsito na região de Itaquera, na zona leste da capital paulista, tem piorado a cada dia. Parte dessa mudança deveu-se à extensão da Radial Leste, há cerca de seis anos. Antes disso, o bairro apresentava pouco tráfego: os usuários do metrô desciam na estação Itaquera, pegavam a lotação para chegar em casa e gastavam tempo “normal” no trajeto, que podia variar entre 15 e 20 minutos. Hoje não.

Quem desce na estação do metrô Corinthians-Itaquera e precisa pegar um ônibus, deve contar também com o trânsito. As lotações passaram a demorar mais para saírem do terminal e o fluxo de carros na região aumentou.

“De ano em ano, o trânsito aumenta”, afirma o estudante Ageu Ferreira. Para ele, “com o desenvolvimento do bairro, só vai aumentar”. Ferreira afirma que o bairro ainda não tem infraestrutura para suportar esse crescimento.

Outras mudanças são visíveis no transporte público. As estações do metrô e trem, localizadas no mesmo local, estão cada vez mais cheias. Se antes, no horário de pico, os moradores pegavam fila para passar nas catracas e se protegiam por meio da cobertura da estação, hoje seguem pela área descoberta e invadem as passarelas.

“É terrível. Precisa aumentar a quantidade de trens, é muita gente. A fila às vezes entra até no shopping [Shopping Metrô Itaquera]”, diz a merendeira Aparecida Barbosa. Segundo ela, o empurra-empurra é grande e o trajeto está mais demorado. “É gente tanto na rampa do lado direito, quanto do lado esquerdo.”



O estudante Ageu Ferreira também concorda. “Antigamente, o metrô não era tão cheio. Não tinha essas filas gigantescas”, afirma.

Para a analista de crédito Sileide Gomes, a demanda na região de Itaquera está bem maior e o metrô não está dando conta. “Está mais cheio e pior”, conta.

A construção do estádio do Corinthians deverá aumentar ainda mais o fluxo de pessoas na região, o que vai afetar o trânsito e o transporte público. A expectativa da abertura da Copa de 2014 faz aumentar a pressão por investimentos em infraestrutura.

Algumas obras já estão previstas, como a construção de novas vias que ligam a avenida Jacu-Pêssego e a Radial Leste, a nova avenida de ligação Norte-Sul no trecho entre a avenida Itaquera e a Radial, e a articulação com a avenida Miguel Inácio Curi.

Apesar disso, os moradores têm receio de que as mudanças no bairro sejam insuficientes para atender o aumento do fluxo de pessoas.

Escrito por Luana Pequeno e originalmente publicado no Blog Mural, da Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário