quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Horta comunitária em Itaquera

Uma oficina prática de permacultura promovida pela Aliança Libertária Meio Ambiente (ALMA Ambiental), associação que realiza ações de educação ambiental para sensibilização e mobilização da comunidade, reuniu cerca de 10 pessoas na Horta Comunitária José Bonifácio, em Itaquera, na zona leste de São Paulo.

Interessados em aprender a construir uma horta de ervas e temperos dentro da horta comunitária, moradores da região trabalharam seguindo as orientações de Ricardo Thaler, que ministrou a oficina.

A permacultura é um método para planejar comunidades ambientalmente sustentáveis. Segundo o coordenador administrativo e de mobilização ambiental da ALMA, Marcello Nascimento de Jesus, “incentivar esse tipo de prática em comunidades pobres é um meio de trazer qualidade de vida construída pelas mãos dos próprios moradores”.

A Horta Comunitária José Bonifácio é gerida por três pessoas da região. A idéia de uma oficina de ervas e temperos dentro da horta surgiu para divulgar e aproximar mais os moradores, para que todos participem dela.



“Imagine poder comer um alface e outros alimentos que você mesmo plantou, fresquinho e sem agrotóxicos?”, pergunta Marcello. Segundo ele, outro benefício da horta comunitária é a possibilidade de comercializar o excedente para os moradores locais, “fortalecendo a horta e trabalhando o conceito de economia solidária”.

“Tivemos essa iniciativa para popularizar o conceito de permacultura, que ainda é conhecido por poucas pessoas. Queremos disseminar e multiplicar o conceito entre as pessoas da região, mostrando que é simples: um misto do tradicional com a inovação. O objetivo é que as pessoas apliquem na prática esses conceitos”, explica Marcello.

A oficina de ervas e temperos na Horta Comunitária José Bonifácio faz parte do projeto Ação Recicla COHAB 2011 (Cohabitarte), que incentiva moradores a sentirem e pensarem o meio ambiente a partir do lugar onde moram, estabelecendo relações sustentáveis com o seu bairro.

Escrito por Luana Pequeno e originalmente publicado no Blog Mural, da Folha de S. Paulo.

Um comentário: